Hemocentros Doe Sangue e Ajude a Salvar Uma Vida!

Hemocentro


A Fundação Hemominas foi criada em 1985, vinculada à Secretaria de Estado de Saúde, com o objetivo de organizar e implementar o sistema hematológico e hemoterápico no estado.
Em relação à cobertura hemoterápica, atualmente, a instituição garante quase 90% do total das transfusões do estado. A meta é evoluir, até o ano que vem, para 100% de cobertura do leito do Sistema Único de Saúde (SUS), em Minas Gerais
A Fundação Hemominas, por meio dos seus ambulatórios, se dedica ao tratamento multidisciplinar das coagulopatias e hemoglobinopatias. Atualmente, as nossas 13 unidades que possuem ambulatório também acolhem pacientes com anemia falciforme. Assim, a Hemominas é hoje referência no tratamento dessas doenças ligadas ao sangue. No caso da anemia falciforme, a instituição inicia o tratamento dos pacientes desde que a doença é detectada no teste do pezinho.
No sentido de apoiar a melhoria no atendimento ao paciente falcêmico, a Fundação Hemominas, em parceria com o Centro de Educação e Apoio para Hemoglobinopatias (Cehmob), a Universidade Federal de Minas Gerais (UFMG) e a Secretaria de Estado da Saúde, participou de “Treinamentos em Urgências para a Doença Falciforme”.
O Cehmob, fundado pela Hemominas e pelo Nupad, é um centro inovador e que procura justamente dar suporte para a rede estadual nos postos de saúde e nos prontos atendimentos. A intenção, neste caso, é a de ajudar a suprir a deficiência no atendimento de emergência a pacientes com doença falciforme, além de buscar a implantação de um protocolo simplificado (padronizado em Minas Gerais) em todas as unidades de saúde de urgência. Com isso, reduzir a morbidade e a mortalidade desses pacientes. Atualmente, a Hemominas possui cerca de 4 mil pacientes cadastrados com anemia falciforme e cerca de 1500 com coagulopatias.
Hoje a Fundação Hemominas conta com 23 regionais no estado e poderá, nos próximos anos, chegar a 26 com a implantação de mais duas unidades e o Cetebio - Centro de Tecidos Biológicos. O Cetebio tem como foco a necessidade do paciente SUS aos transplantes de tecidos. Esta falta é uma realidade do paciente SUS no Brasil. Em casos de extrema necessidade, esses tecidos são até importados.
Missão
Atuar em hematologia e hemoterapia com excelência e responsabilidade social.



Visão de Futuro
Ser reconhecida nacional e internacionalmente como organização pública de excelência em hematologia e hemoterapia.

Valores
Somos comprometidos com a melhoria contínua
Nossa conduta é orientada pela ética
Agimos com responsabilidade social
Respeitamos e valorizamos o ser humano

www.hemominas.mg.gov.br

HTLV - Cadernos Hemominas

Clique aqui para fazer o download do volume XIII da publicação Cadernos Hemominas: HTLV.


AGENDE UMA DOAÇAO DE SANGUE EM UM HEMOMINAS MAIS PROCIMO E AJUDE A SALVAR UMA  VIDA :
lHemominas -BH-MG
Clipe No Link Abaixo e Localize um Hemocentro Perto de Voçe e doe sangue a Ajude a Salvar Uma Vida
http://www.prosangue.sp.gov.br/hemocentros-do-brasil/MG/